Prevenção da dengue nas escolas chega a Salvador
Mais de 100 mil estudantes do ensino fundamental de Salvador participarão, na próxima quinta-feira, dia 6, do "Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas". O programa, iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Secretaria da Educação do Estado (SEC) e as prefeituras de municípios baianos, já alcançou mais de 200 mil estudantes de 16 cidades, e agora vai ocorrer simultaneamente em 428 escolas municipais de Salvador. O lançamento do programa será às 9 horas, na Escola Zulmira Torres, em Amaralina.
A iniciativa do "Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas" leva às unidades de ensino material informativo e atividades artísticas e culturais, visando ensinar aos jovens como prevenir a dengue. Inicialmente, o público alvo é formado por alunos do ensino fundamental I e II, buscando a adesão dos estudantes para que se familiarizem com o tema e percebam a necessidade de fiscalizar suas casas, bem como alertar os adultos um posicionamento atuante e responsável frente ao controle da dengue.
Para isso, foram produzidos dois modelos de cartilhas com a temática da dengue, ilustradas com personagens da turma do Xaxado (quadrinho do calmonense criado em Jacobina, Antônio Luiz Cedraz).
Os secretários de Saúde dos municípios participantes do programa foram orientados a buscar o apoio da Secretaria de Educação, para que o trabalho seja desenvolvido de forma contínua, intersetorial e integrada. No caso de Salvador, desde o último sábado, dia 1º de junho, a Sesab está convocando os estudantes para que participem da ação, através de campanha publicitária veiculada na mídia.
Segundo a superintendente de Vigilância e Proteção à Saúde da Sesab, Alcina Andrade, a meta é atingir 40 municípios que possuem maior risco de epidemia. "A ideia de envolver as crianças é para formar a consciência nos futuros adultos, e por meio delas, levar a informação que precisa chegar aos pais, à família e à comunidade. A gente entende que elas têm um grande poder mobilizador". Em Salvador, a ação envolverá cerca de 50 mil estudantes do ensino fundamental I e 50 mil do fundamental 2.
A ação
Nas escolas integradas ao programa "Dia de Prevenção e Controle da Dengue nas Escolas", as crianças recebem revistas em quadrinhos da Turma do Xaxado, além de cartazes e panfletos com dicas de como acabar com os focos do mosquito, e assistem a palestras e aulas sobre o assunto.
Recentemente, durante videoconferência realizada para apresentação do programa, o secretário de Educação do Estado, Osvaldo Barreto, afirmou que "os estudantes são irradiadores de conhecimento, e também incentivadores no combate ao mosquito". O secretário da Saúde, Jorge Solla, acredita que "quando envolvemos as crianças e adolescentes, conseguimos que eles levem para os pais, irmãos, vizinhos todas as informações sobre esse trabalho". Solla classificou a ação como importante para se criar uma cultura de combate ao mosquito, e para que as pessoas façam de uma rotina a eliminação dos focos de dengue.
Fonte:
Ascom/Sesab
Dengue/Salvador
Comentários