O PIB trimestral de 2013
O PIB trimestral de 2013 não cresceu o esperado que era de 1%, só aumentou 0,6% e isso faz com que a taxa básica de juros seja de 8% ao ano, sendo maior do que o governo esperava. O governo teve uma frustração com o PIB trimestral desse ano, e com isso a COPOM intensifica a taxa SELIC com um aumento de 0,5 ponto percentual passando de 7,5% para 8% ao ano, tentando combater a inflação no Brasil;
A econômia brasileira vive um clima tenso, com um PIB baixo e a inflação alta o país tem uma redução na indústria, na exportação e um consumo familiar estável e ai fica a dúvida, salários baixos e inflação la em cima pode ocasionar uma crise ? Os consumidores irão diminuir as compras, a indústria irá ter uma queda de lucro, afinal com a inflação alta os preços vão subir e assim consequentemente as compras vão diminuir.
O ministro Guido Mantega faz, como sempre, uma nova "profecia", ao afirmar que o preço dos alimentos, que por sinal com o aumento do combustível sempre sobe, irá cair e como sempre uma nova espectativa de controle na econimia brasileira, será que a inflação vai ser mantida ou terá uma baixa ?
A economia precisa se estabelecer para que o PIB possa aumentar, e a população aproveitar e fazer com que isso aconteça, no caso de um aumento na inflação a estimativa é de que o consumo diminua afetando as indústrias e ainda com a Europa em crise os investimentos tem sido menores, com o receio da crise européia afetar o Brasil e causar uma enfermidade na economia brasileira.
Ernesto Barreto
barretosoledade@bol.com.br
Comentários