Apagão atinge Salvador e diversas cidades do Nordeste
Maranhão foi o único estado do Nordeste que não foi afetado
Um apagão atingiu a Bahia e os oito estados do Nordeste na tarde desta quarta-feira (28). Não há informações oficiais sobre o que causou o problema, mas foi confirmada a falta de energia em Salvador, bem como nas capitais João Pessoa, Natal, Maceió, Recife, Fortaleza, Aracaju e Teresina. Cidades da região Leste do Maranhão, na fronteira com o Piauí, também foram afetados.
Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a carga para o Nordeste caiu de 10 mil megawatts para 1 mil megawatts às 15h.
Em Salvador, o abastecimento foi inicialmente interrompido em bairros como Calçada, Paripe, Sete Portas, Periperi, Graça, Canela, Barra, Itapuã, Patamares, Boca do Rio, Amaralina, Centro Histórico, e avenida Paralela. O apagão na cidade começou às 15h08.
A Coelba confirmou ao Correio24horas a queda de energia na Bahia e nos demais estados do Nordeste, mas responsabilizou o Operador Nacional do Sistema (ONS) pelo blecaute. Já a assessoria de comunicação do ONS disse que há equipes voltadas para o restabelecimento total da energia. A causa da interrupção, no entanto, ainda é desconhecida.
Usuários de redes sociais como o Twitter e Facebook relataram problemas na transmissão elétrica em diversas cidades baianas, dentre elas Feira de Santana, Camaçari, Ilhéus, Santo Antônio de Jesus, São Gabriel, Porto Seguro, Eunápolis, Brumado e Campo Formoso.
Segundo a Coelba, às 15h28, alguns municípios do Sul e Sudoeste da Bahia, a exemplo de Itabuna, Eunápolis e Vitória da Conquista, tiveram o fornecimento de energia normalizado. Às 16h20, as cargas de Salvador começaram a ser restabelecidas.
Foram identificados problemas ainda na rede de serviço de telefonia móvel das operadoras Tim, Vivo, e Claro, possivelmente em decorrência da falha na transmissão de energia.
Comentários