Espionagem americana
Estados Unidos é descoberto espionando países, inclusive o Brasil !

O início das revelações que foram feitas no começo de junho nos jornais "Washington Post", americano, e "Guardian", britânico, fez com que Snowden fosse visivelmente procurado pelas autoridades americana.
A sua primeira localização foi situada em um hotel em Hong Kong, onde o próprio ficou escondido até que fosse pedida sua extradição pelos EUA, que pressionou a China a cumprir o pedido.
No dia seguinte em que foi pedida a sua extradição, Snowden viajou para Moscou no dia 23 de junho.
Desde sua chegada ele continua na área de trânsito do aeroporto de Sheremetyevo, na capital russa. Ele está em um "limbo" jurídico, uma vez que não tenha documento para entrar no território russo - seu passaporte foi revogado pelos EUA.
A viagem foi feita com o apoio do site especializado em vazamento de documentos WikiLeaks, de Julian Assange, que enviou uma militante do grupo acompanha-lo, c hamada Sarah Harrison.
Da Rússia, Snowden pediu asilo político a 21 países. Venezuela, Bolívia e Nicarágua se propôs a abrigá-los.
Em 12 de julho Snowden também falou que pediria asilo temporário a Rússia, para depois embarcar para um dos países da América Latina.
Análise no Brasil
As análises mais novas do caso que indica que o Brasil está entre os espionados pelos EUA.
O jornal "O Globo" com reportagens publicadas a partir de 6 de julho, com dados coletados de Snowden mostram que brasileiros e estrangeiros em trânsito no país tiveram milhões e-mails e ligações monitoradas.
Segundo os documentos, a NSA teve uma estação de epionagem que funcionou em Brasília pelo menos até 2002. Dados indicam que a embaixada brasileira em Washington e a ONU, em Nova Iorque, também poderiam ter sido monitoradas.
O governo brasileiro recebeu com grave preocupação a notícia de que a comunicação eletrônica dos brasileiros era alvo de espionagem dos norte-americanos. Antônio Patriota, ministro das Relações Exteriores disse que o governo pedirá esclarecimento a Washington e ao embaixador norte-americano no Brasil.
Segundo os dados outros países da América Latina foram espionados. De conforme dito no jornal situações parecidas acontecem no México, Venezuela, Argentina, Colômbia e Equador. Não seria apenas interesses sobre assuntos militares, seriam também relação do petróleo e a produção de energia.
Escrito por Ernesto Barreto
Comentários