Chrome ultrapassa Internet Explorer no Brasil
A empresa de análise StatCounter liberou hoje os gráficos de participação de mercado dos navegadores mais usados no mundo. Os dados mostram que pela primeira vez há muito tempo, a vice-liderança trocou de nome. Antes dominado pelo Firefox, o segundo lugar passou a ser do navegador Chrome.
As estatísticas mostram que o Chrome é usado por 25,69% de todos os internautas enquanto que o Firefox passou a ter 25,23% de participação. No mês anterior esses valores eram, respectivamente, 25% e 26,39%. Os demais navegadores continuam na mesma posição: oInternet Explorer segue no topo com 40,63% e o Safari e Opera seguem em quarto e quinto lugar com 5,92% e 1,82%, respectivamente.
Já as estatísticas que dizem respeito ao Brasil indicam uma realidade diferente. Enquanto que o Chrome já era o segundo navegador mais usado no país desde maio, esse mês foi a primeira vez que ele ultrapassou o Internet Explorer. Agora o navegador do Google tem 39,81% de participação no país enquanto que o navegador da Microsoft conseguiu 34,43%.
Apesar da StatCounter ter um método bem aceito para medir a participação dos navegadores no mundo, outras empresas com outras métricas ainda não confirmam esses dados. Uma delas é a NetApplications, que tem dados que ainda acusam o Firefox no segundo lugar e o Chrome seguindo. Mas se as métricas da StatCounter estão corretas, isso não vai se manter assim por muito tempo.
Comentários