Reflita

Refutação apologética

Shalom queridos quero antes de qualquer coisa dizer que amo Yeshua, amo Israel e oro por eles sempre cumprindo Só 122:6.. declaro TB q respeito aos legítimos judeus messiânicos que crêem no Eterno e andam na prática da Torá e das festas judaicas..etc entretanto como apolegeta cristão preciso trazer um alerta a todos os amados, mesmo servindo ao Deus q pela fé justifica os da circuncisão quanto os da incircuncisão, vc que é membro da igreja gentílica, cuidado para se não deixar seduzir com práticas judaicas tão combatidas pelo apóstolo Paulo na sua carta aos Gálatas..(entre outras)...o concílio de Jerusalém o mais legítimo de todos foi claro em sua conclusão: "Então alguns que tinham descido da Judéia ensinavam assim os irmãos: Se não vos circuncidardes conforme o uso de Moisés, não podeis salvar-vos.
Tendo tido Paulo e Barnabé não pequena discussão e contenda contra eles, resolveu-se que Paulo e Barnabé, e alguns dentre eles, subissem a Jerusalém, aos apóstolos e aos anciãos, sobre aquela questão.

E eles, sendo acompanhados pela igreja, passavam pela Fenícia e por Samaria, contando a conversão dos gentios; e davam grande alegria a todos os irmãos.

E, quando chegaram a Jerusalém, foram recebidos pela igreja e pelos apóstolos e anciãos, e lhes anunciaram quão grandes coisas Deus tinha feito com eles.

Alguns, porém, da seita dos fariseus, que tinham crido, se levantaram, dizendo que era mister circuncidá-los e mandar-lhes que guardassem a lei de Moisés.

Congregaram-se, pois, os apóstolos e os anciãos para considerar este assunto.
E, havendo grande contenda, levantou-se Pedro e disse-lhes: Homens irmãos, bem sabeis que já há muito tempo Deus me elegeu dentre nós, para que os gentios ouvissem da minha boca a palavra do evangelho, e cressem.

E Deus, que conhece os corações, lhes deu testemunho, dando-lhes o Espírito Santo, assim como também a nós;
E não fez diferença alguma entre eles e nós, purificando os seus corações pela fé.

Agora, pois, por que tentais a Deus, pondo sobre a cerviz dos discípulos um jugo que nem nossos pais nem nós pudemos suportar?
Mas cremos que seremos salvos pela graça do Senhor Jesus Cristo, como eles também.
Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios Deus havia feito por meio deles entre os gentios.

E, havendo-se eles calado, tomou Tiago a palavra, dizendo: Homens irmãos, ouvi-me:
Simão relatou como primeiramente Deus visitou os gentios, para tomar deles um povo para o seu nome.
E com isto concordam as palavras dos profetas; como está escrito:
Depois disto voltarei,e reedificarei o tabernáculo de Davi, que está caído, levantá-lo-ei das suas ruínas, e tornarei a edificá-lo.

Para que o restante dos homens busque ao Senhor,e todos os gentios, sobre os quais o meu nome é invocado,diz o Senhor, que faz todas estas coisas,
Conhecidas sào a Deus, desde o princípio do mundo, todas as suas obras.

Por isso julgo que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.

Mas escrever-lhes que se abstenham das contaminações dos ídolos, da fornicação, do que é sufocado e do sangue.
Porque Moisés, desde os tempos antigos, tem em cada cidade quem o pregue, e cada sábado é lido nas sinagogas.

Então pareceu bem aos apóstolos e aos anciãos, com toda a igreja, eleger homens dentre eles e enviá-los com Paulo e Barnabé a Antioquia, a saber: Judas, chamado Barsabás, e Silas, homens distintos entre os irmãos.
E por intermédio deles escreveram o seguinte: Os apóstolos, e os anciãos e os irmãos, aos irmãos dentre os gentios que estão em Antioquia, e Síria e Cilícia, saúde.

Porquanto ouvimos que alguns que saíram dentre nós vos perturbaram com palavras, e transtornaram as vossas almas, dizendo que deveis circuncidar-vos e guardar a lei, não lhes tendo nós dado mandamento,
Pareceu-nos bem, reunidos concordemente, eleger alguns homens e enviá-los com os nossos amados Barnabé e Paulo,
Homens que já expuseram as suas vidas pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo.

Enviamos, portanto, Judas e Silas, os quais por palavra vos anunciarão também as mesmas coisas.

Na verdade pareceu bem ao Espírito Santo e a nós, não vos impor mais encargo algum, senão estas coisas necessárias:
Que vos abstenhais das coisas sacrificadas aos ídolos, e do sangue, e da carne sufocada, e da fornicação, das quais coisas bem fazeis se vos guardardes. Bem vos vá
Atos 15:1-29"

Acerca do nascimento de Jesus. Existem duas teorias uma q afirma q Jesus nasceu na festa dos tabernáculos e outra q haveria nascido na Páscoa, a verdade é q ninguém sabe quando o Mashiach nasceu, e independente de datas o fato é q ele nasceu!

Quanto a comemoração- nenhum cristão tem nada haver com o paganismo dos povos antigos.. lembramos do Mashiach e usamos essa data para divulgação dos seus mandamentos ao mundo
Quanto a ser profético..nada é mas profético que o nascimento do Messias, Jesus Nasceu e o céu parou para celebrar, o verbo tabernaculou- se entre nós, Deus se fez homem é expirou nossos pecados, morreu na cruz e ressuscitou nos trazendo vida eterna e tudo isso pq antes de tudo ele nasceu entre os homens.

Quanto a bíblia não ordenar.. a bíblia não manda celebrar ano novo e até os judeus celebram...tem tanta coisa q a bíblia não manda e agente faz..o fato é a bíblia não proíbe..o fato é q certas coisas não é pecado, pq a bíblia não diz ser pecado. Não podemos acrescentar as Escrituras o q elas não dizem.
Quanto a preparar para volta- aonde está escrito no NT q celebrar a festa do Sucot é preparar a volta de Yeshua..esse acréscimo é interpretação por conta própria, enfim se preparar para volta é ter vida de santidade, buscando a paz com todos e a santificação,  amando a a Deus e ao próximo, se afastar das obras da carne e andar no espírito, orando jejuando meditando nas Escrituras e lutando para obedecer a Palavra de Cristo, vigiando em todo tempo, isso é se preparar segundo as Escrituras para volta de Jesus.
Quanto motivação- para quem comemora a motivação é cristocêntrica fala do valor de família, amizade, confraternização, etc. (Refiro aos cristãos)
Quanto ao princípio- em Israel não  há a cultura de se dar presente no nascimento de alguém, essa cultura é gentílica, logo nem tudo q é gentio é pagão.. entretanto Yeshua recebeu todas as culturas para si desde o seu nascimento, quando representando os gentios recebeu de presente ouro incenso e mirra dos reis, astrólogos.

Desculpa o tamanho do texto mas não poderia ficar calado em meio a tudo q li no grupo... não quis embate desde o começo, mas não entenderam o q significa respeitar a consciência de cada um..tenho muitas outras refutações e fundamentação bíblica para combater a judaizacao da igreja gentílica...meu amado irmão gentil não se deixe seduzir vc é salvo pela graça e não por ritos e costumes de um povo.

Abaixo segue outro texto não dá minha autoria mas q é esclarecedor..

Judaizantes Modernos e suas práticas perniciosas

O problema judaizante vem sendo enfrentado desde os primórdios da igreja cristã. Paulo escreveu aos Gálatas (c. 49 d.C) para, entre outros propósitos, condenar a prática judaizante. Muitos judeus tinham se convertido ao cristianismo e queriam impor a lei mosaica sobre os cristãos gentios. Estas pessoas passaram a ser conhecidas como os "judaizantes". Esta questão entre judaísmo e cristianismo percorre o Novo Testamento e ainda encontra espaço na igreja atual.

Os judaizantes modernos ensinam que os crentes devem guardar as festas judaicas como a festa dos tabernáculos, ler a Torah e guardar o sábado. É comum ver alguns usando kipás (bonezinho usado pelos judeus), buscando ligações genealógicas com o povo israelita para que possam obter nacionalidade judia, entre outras coisas. Até mesmo nos cultos de algumas igrejas, músicas e danças judaicas foram inseridas. Cada vez mais, cantores, “ministros de louvor” e conjuntos diversos se intitulam como “levitas do Senhor” em referência ao sacerdócio Levítico da Antiga Aliança.

Em nome de suposto amor a Israel a bandeira da nação é colocada em destaque na igreja, o shofar é tocado e promovem-se as festas com a promessa de uma nova unção sobre a vida de quem participa de tais celebrações. Há igrejas onde as pessoas não podem adentrar ao templo de sandálias ou sapatos e são orientadas a tirar os calçados, pois, segundo ensinam, irão pisar terra santa. O candelabro, a arca da aliança e outros utensílios do tabernáculo são ostentados nos cultos e considerados objetos “sagrados”.

Há um fetichismo com terra santa, areia santa, água santa, sal santo, folha de oliveira santa, etc. No cristianismo as pessoas são santas, mas as coisas não. Desta forma a prática judaizante caminha paralelamente com a superstição e feitiçaria. É parente da paganização. Tudo isto é produto de uma hermenêutica defeituosa, que não compreende as distinções entre os dois Testamentos. Os critérios para interpretá-los são diferentes. A pompa e a liturgia do judaísmo deram lugar à desburocratização no cristianismo. A palavra final de Deus foi dada em Jesus Cristo.

Paulo ensinou aos Gálatas que voltar às práticas e aos cerimoniais da Lei era cair da graça (Gl 5.1-10). O concílio apostólico de Jerusalém, cuja menção histórica se acha no capítulo quinze do livro de Atos dos Apóstolos, decidiu que os costumes judaicos não eram obrigatórios para os cristãos. A circuncisão, a guarda do Sábado, os cerimoniais e as festas judaicas, por exemplo, foram abolidas tanto para judeus como para gentios, por não fazerem parte da dispensação do evangelho.

No entanto, estas práticas entram sutilmente na liturgia do culto e precisam ser erradicadas. Espera-se dos líderes que sejam firmes na defesa da fé cristã. É necessário promover estudos bíblicos acerca da salvação pela graça. Os púlpitos das igrejas não podem ser cedidos para cantores ou pregadores adeptos de tais modismos. O líder que permite ou autoriza práticas judaizantes na igreja iguala-se aos que invalidam a cruz de Cristo (1Co 1.17)

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