Banda Jammil comanda projeto na Ponta do Humaitá com show acústico, Feira da Cidade e festejos religiosos

Se tem um pôr do sol em Salvador que rivaliza com o do Porto da Barra é o da Ponta do Humaitá. Todo mundo sabe que por aquelas bandas da península de Itapagipe, o descanso do astro rei é um dos mais bonitos da cidade. Talvez pela presença do Forte Monte Serrat ou São Felipe, uma construção do século XVI. Ou, quem sabe, pela energia da Igreja Nossa Senhora do Monte Serrat, cuja estrutura e mosteiro são tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

A partir de amanhã, o local ganha mais um motivo para atrair baianos e turistas com o o projeto Vamos Ver o Pôr do Sol, encabeçado pelo Jammil. Até janeiro de 2016, o grupo vai realizar shows acústicos abertos ao público, além de ações de cidadania e preservação do patrimônio histórico e ambiental.

“Depois que gravamos o nosso DVD lá, nos aproximamos dos moradores e decidimos fazer um evento lá. Nos sentimos no dever de, através da cultura, chamar a atenção das pessoas e do poder público para as causas sociais da comunidade”, explica Levi Lima, vocalista da Jammil.

Foto: Robson Senne/Divulgação
A primeira edição, amanhã e domingo, tem como objetivo central contribuir com a revitalização de uma das principais festividades do calendário da cidade: a festa de Nossa Senhora do Monte Serrat. “Vamos chamar a atenção para uma festa que estava perdendo a popularidade. Vamos ter a procissão, depois a missa e depois disso o show. Nas outras edições, vamos falar sobre lazer com as crianças, sobre o meio ambiente, sobre a restauração das igrejas e das casas, etc”, revela o cantor. 

Com isso, no domingo, às 15h, tem a procissão e missa de Nossa Senhora do Monte Serrat, e às 16h30 um show acústico do Jammil. A apresentação tem um formato intimista que aproxima os músicos do público. “Vamos tocar algumas músicas inéditas do DVD, incluindo uma que compus no Humaitá e terminei com Saulo, chamada Sublime, além de releituras de grandes clássicos da banda”, conta. 

Antes disso, amanhã e domingo, sempre das 10h às 20h, tem a já famosa Feira da Cidade, que vai se juntar ao projeto nesse final de semana. Reunindo gastronomia, moda e artesanato, a feirinha caiu nas graças dos soteropolitanos e, nessa primeira edição no bairro, vai estar abrigada na área de estacionamento do local. 

“Era um desejo antigo levar a Feira da Cidade para a Ponta do Humaitá e estamos tendo essa oportunidade de fazer agora. E ainda mais em um momento muito especial com essa festa religiosa. Somos sempre comparados às antigas festas de largo e agora vamos fazer parte de um desses festejos”, fala Carla Maciel, organizadora da feira. 

Segundo ela, serão cerca de 40 estandes que vão oferecer produtos de moda, manufatura e gastronomia. “Vamos ter muitas coisas legais, as pessoas vão poder experimentar coisas que nunca experimentaram, em um lugar incrível da cidade e ainda mais com o show do Jammil, vai ser perfeito. É mais uma contribuição para a ocupação das ruas pela população”, celebra Carla. 

O Vamos Ver o Pôr do Sol conta com a parceria do Conselho Comunitário e Social de Segurança Pública do Monte Serrat (17ª Companhia Independente da Polícia Militar), do Clube de Iates Itapagipe, do Mosteiro de São Bento, e apoio da Secretaria do Turismo do Estado da Bahia, do Iphan e da prefeitura.
 
Serviço: Ponta do Humaitá (Monte Serrat). Amanhã (12/9), das 10h às 20h (Feira da Cidade). Domingo (13/9), das 10h às 20h (Feira da Cidade), 15h (Procissão e missa de Nossa Senhora do Monte Serrat) e 16h30 (show).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: homens tentam estuprar mulher que dança em palco de baile funk

Vídeo de jovem que teve calcinha arrancada em baile funk volta a circular

Repórter “tem branco” durante o “Jornal Hoje” e esquece o texto; confira o vídeo