'Terremoto' na bolsa de Xangai assusta investidores; perdas superam US$ 3 tri


O drama continua na maior bolsa de valores da China, em Xangai, apesar dos esforços do governo chinês para conter as perdas, que chegam a US$ 3,2 trilhões em apenas três semanas.

As negociações das ações de 1,3 mil empresas foram suspensas em Xangai, um número impressionante. Ou seja: o preço delas não pode cair mais porque seus papéis não podem ser comprados ou vendidos.

Reguladores chineses fizeram diversos pedidos nesta quarta-feira para tentar aliviar o "sentimento de pânico" no mercado e conter as perdas.

Mesmo assim, a bolsa fechou o pregão desta quarta com queda de 5,9%, após abrir com perdas de 8%.

A agência que supervisiona as maiores estatais do país disse tê-las aconselhado a não vender ações e a comprar mais "para garantir a estabilidade do mercado".

Mas as medidas não surtiram efeito - e o risco de intervenção do governo poderá só piorar as coisas, já que investidores podem se assustar ainda mais.

O que está por trás deste movimento? Na China, ao contrário dos mercados europeus ou nos Estados Unidos, 80% dos investidores são cidadãos - os chamados investidores "mãe e pai".

Muitos deles são inexperientes e seguem rumores ao tomar decisões. Assim, o mercado é mais vulnerável a reviravoltas repentinas, como num rebanho.

Outro lado da questão é que investidores de longo prazo estão reduzindo a exposição que têm ao mercado. Muitos acumularam ganhos no último ano - o índice de Xangai havia acumulado alta de 150% até junho.

Assim, com a piora do sentimento, muitos estão saindo.

'Fui influenciada pelo buxixo'

Lin Jinxia era uma investidora de primeira viagem. "Nunca tinha feito nada na bolsa de valores antes, mas fui influenciada pelo buxixo."

Ela mora no último andar de um prédio de sete andares, sem elevador. Bicicletas velhas e empoeiradas estão por toda a parte. O apartamento é pequeno, onde ela mora com o marido e o filho de 4 anos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: homens tentam estuprar mulher que dança em palco de baile funk

Vídeo de jovem que teve calcinha arrancada em baile funk volta a circular

Repórter “tem branco” durante o “Jornal Hoje” e esquece o texto; confira o vídeo