Lista traz dez dicas úteis para usuários de Excel no Microsoft Office
O Excel, editor de planilhas do Microsoft Office, é um programa voltado para a criação de tabelas que auxiliam os usuários a ter desde um simples controle de listagem até cálculos complexos, envolvendo fórmulas e validações poderosas.
O Excel possui diversas funcionalidades conhecidas, como as operações de somar e PROCV, mas existem muitos recursos que alguns usuários não conhecem, como a possibilidade de criar uma lista com incremento especifico, identificar células duplicas e até removê-las.
.Veja a lista abaixo e aprenda dez dicas importantes do Excel:
1) Altura e largura da linha ou coluna
Por diversos motivos precisamos ajustar a largura e a altura de uma célula. Para não termos que fazer isso com o mouse e correr o risco de que a formatação não seja igual entre elas, podemos selecionar o conjunto de linhas ou colunas que queremos e definir altura ou largura especifica e igual para todas.
Passo 1. Selecione as linhas ou colunas que deseja formatar e clique no botão "Formatar";
Passo 2. Escolha o que deseja formatar (no nosso exemplo usaremos a altura);
Passo 3. Defina o valor;
Passo 4. Veja se a altura ficou como deseja, caso contrário repita a operação para definir uma nova altura;
Passo 2. Selecione a quantidade de células que deseja preencher, clique no botão "Preencher" e escolha a opção "Série";
Passo 2. Escolha a opção "Formatar apenas valores exclusivos ou duplicados". A caixa "Formatar tudo" deverá estar com a opção de "Valores Duplicados". Clique no botão "Formatar";
Passo 2. Marque a célula que terá a lista a ser preenchida, clique em "Dados", "Validação de Dados" e "Validação de Dados" novamente;
Passo 3. Na tela de "Validação dos dados", mude para Lista a opção do campo "Permitir". No campo "Fonte", selecione a lista que criamos (Sempre 2 ou 3 vezes…) e confirme;
Para a planilha ficar com um visual melhor, sugerimos que oculte as linhas que estão com as respostas:
O Excel possui diversas funcionalidades conhecidas, como as operações de somar e PROCV, mas existem muitos recursos que alguns usuários não conhecem, como a possibilidade de criar uma lista com incremento especifico, identificar células duplicas e até removê-las.
.Veja a lista abaixo e aprenda dez dicas importantes do Excel:
1) Altura e largura da linha ou coluna
Por diversos motivos precisamos ajustar a largura e a altura de uma célula. Para não termos que fazer isso com o mouse e correr o risco de que a formatação não seja igual entre elas, podemos selecionar o conjunto de linhas ou colunas que queremos e definir altura ou largura especifica e igual para todas.
Passo 1. Selecione as linhas ou colunas que deseja formatar e clique no botão "Formatar";
Selecionamos as linhas que serão ajustas (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Escolha se deseja formatar a altura ou largura (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Defina o valor que a sua linha ou coluna terá (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Veja a Altura que a sua linha ficou e repare que todas estão iguais (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
2) Incremento em série
Você pode precisar montar uma lista na qual os números tenham um intervalo especifico de uma célula para outra. Para isso será usado o comando "Preencher".
Passo 1. Preencha algumas células para o Excel conseguir entender sua ordem lógica - neste exemplo estamos criando sequências aumentadas de 3 em 3.
Preencha alguns valores (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Selecione as células que serão preenchidas(Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Passo 3. Defina como será esta série - neste exemplo vamos usar o conceito Linear, incrementando 3 a cada célula;
Defina como será o preenchimento (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Confira o resultado do uso do preenchimento no Excel(Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
3) Ocultar ou exibir linhas ou colunas
Algumas planilhas do Excel precisam ter linhas ou colunas inteiras ocultadas. Para ocultar, selecione toda a linha ou coluna, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Ocultar".
Para volta a exibi-las, selecione o intervalo que corresponde à linha ou coluna oculta, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção "Reexibir".
4) Formatação condicional – valores duplicados
Há diversas formas de descobrir se existem valores duplicados em uma planilha no Excel. Uma das mais usadas é destacar as duplicadas com uma cor diferente. Para isso, usamos o opção de "Formatação Condicional".
Passo 1. Selecione a área em que deseja fazer a análise, clique no botão "Formatação Condicional" e selecione a opção "Nova Regra";
Crie a regra de formatação condicional (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro |
Crie regras da Formatação Condicional (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Passo 3. Escolha a Formatação que deseja, entre fonte, estilo, cor, preenchimento e confirme;
Resultado da Formatação Condicional (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
No exemplo acima, destacamos os nomes repetidos na cor rosa.
5) Remover valores duplicados
Na dica anterior aprendemos a destacar os valores duplicados em uma área selecionada no Excel, mas se quisermos excluir estes valores devemos usar outro procedimento.
Selecione a área que deseja excluir os valores duplicados, clique em "Dados" e depois em "Remover duplicados" e confirme.
Remova valores duplicados no Excel (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Depois disso, todos os valores duplicados serão apagados. No exemplo acima, só nos restará uma célula com o valor "Aline".
6) Proteger planilha
O Excel possui um recurso para bloquear a edição ou formatação das planilhas por qualquer pessoa não autorizada.
Na aba "Início", clique em "Formatar" e "Proteger Planilha". Lá será solicitada uma senha e a confirmação da mesma, logo depois sua planilha estará bloqueada.
Para voltar a usar a planilha, o usuário terá que desbloqueá-la, clicando em Início" > Formatar > desbloquear Planilha. Será solicitada a senha inicialmente cadastrada.
7) Verificar ortografia
Ao terminar de editar uma planilha, é recomendável que verifique a ortografia do texto. Para isso basta apertar o botão F7 e verificar as sugestões de correções. Vale lembrar que nem sempre o Excel faz sugestões corretas, por isso verifique com atenção.
8) Validação de dados - lista
Se precisar criar uma planilha para ser preenchida por outra pessoa e já souber quais são os dados que ele poderá responder - por exemplo, sim e não - é interessante fazer uma lista na célula em que o usuário que estiver preenchendo só poderá salvar aquelas duas opções já previstas pelo autor.
Isso evitará que você tenha respostas diferentes da prevista como: S, N, Talvez e outras informações que atrapalhem os filtros.
Passo 1. Crie uma planilha com as perguntas e a lista com as possíveis respostas;
Lista das possíveis respostas (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Criando a Validação de Dados (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Criando a lista (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Lista criada no Excel (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Planilha com uma lista (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
9) Salve sua planilha como .xls
Sempre que salvar uma planilha do Excel, salve na versão 97-2003, que terá a extensão .doc, pois outros usuários poderão abri-la sem ter problemas com a versão do programa que estiverem usando, já que algumas versões mais recentes do Excel salvam o documento como .xls e .xlsx.
10) Destaque números negativos em vermelho
Como o Excel é muito utilizado para trabalhar com números, você pode optar por destacar os números negativos em vermelho.
Passo 1. Selecione a área que terá esta formatação ou a planilha toda;
Passo 2. Clique com o botão direto do mouse, escolha a opção de formatar células, mude a categoria para "Número" e escolha os números negativos em vermelho;
Mudando os números negativos para vermelho (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
O resultado:
Números negativos destacados (Foto: Reprodução/Bruno Ribeiro) |
Comentários