Bloco de Claudia Leitte não aparece na lista de desfiles para o Carnaval
A rigidez das novas regras, porém, não vai impedir que Claudia Leitte bote seu bloco na rua
Ao todo, são 258 blocos em três circuitos (Campo Grande, Barra-Ondina e Pelourinho). Nenhum deles é o Largadinho, bloco de Claudia Leitte, que no ano passado foi pivô de uma polêmica envolvendo venda de lugares na fila. No Carnaval de 2013, a entidade comprou a vaga na fila do antigo Bróder por R$ 100 mil. A mesma vaga, porém, já havia sido vendida para a Timbalada e a disputa foi parar na Justiça.

Na época, outros quatro blocos ficaram sob suspeita. Ontem, o secretário de Desenvolvimento, Turismo e Cultura de Salvador, Guilherme Bellintani, afirmou que “o único em que ficou comprovado o sistema de venda foi o Bróder”. Ele disse que a prefeitura está implantando um novo sistema para coibir esse tipo de prática. “O lugar na fila vai ser vinculado ao CNPJ. A ligação com a marca fazia com que houvesse contratempos”, explicou.
O secretário conversou com o CORREIO por volta das 17h30 de sexta (17) e disse que a lista sofreria modificações, inclusive, com a entrada dos projetos especiais e trios independentes, mas informou que ainda não tinha visto a relação do Comcar publicada, ontem, no Diário Oficial do Município e que tampouco sabia que o Largadinho não estava na relação. Pediu um tempo para analisar o material, mas a reportagem do CORREIO não conseguiu fazer um novo contato com o secretário até o fechamento desta edição, às 22h.
Veja bem...
A rigidez das novas regras, porém, não vai impedir que Claudia Leitte bote seu bloco na rua. Pelo menos é o que garante o presidente do Comcar, Pedro Costa. “O Largadinho vai sair por deferimento especial do prefeito ACM Neto e do secretário Guilherme Bellintani, para fortalecer o circuito Osmar”, afirmou.
De acordo com Costa, o bloco sairá na condição de “projeto especial”, cuja lista ainda vai ser divulgada pela prefeitura. A relação atual foi traçada a partir das assembleias realizadas com as entidades carnavalescas nos dias 18 e 19 de dezembro do ano passado.
Ainda de acordo com o Comcar, a prefeitura e as entidades têm oito dias para contestar ou acrescentar blocos.
Apesar de Pedro Costa tratá-lo como “projeto especial” – como os trios sem cordas de Saulo, Ara Ketu, Moraes Moreira – o Largadinho sairá com cordas. Ontem, no site oficial da Central do Carnaval, estavam sendo vendidos para dois dias no circuito Barra-Ondina. Cada abadá custa R$ 400.
“A prefeitura solicitou que fôssemos para a Avenida e a gente solicitou que um dia a gente fosse também para o Barra-Ondina”, disse Sandro Melo, produtor de Claudia Leitte, e responsável pelo bloco, que confirmou que mesmo na Avenida o bloco sairá com cordas. Ainda segundo Sandro, o Largadinho fez uma parceria com o bloco Siri com Todi e sairá, no sábado, na vaga dele, que na lista aparece como o quarto a desfilar. Sandro contou ainda que a partir do ano que vem irá discutir com a prefeitura a respeito da fila.
O presidente do Comcar, Pedro Costa, ressaltou que essa condição é específica para o Carnaval de 2014. “Claudia Leitte vai sair com o Largadinho como projeto especial no circuito Osmar, mas não significa dizer que ele tem aquele lugar na fila. Esse ano, ele entra como projeto especial, foi acordo com as entidades de blocos”, disse.
Afródromo
Entidades que fazem parte do Afródromo já estão na lista do Comcar, divulgada ontem, conforme o presidente Pedro Costa.“Ele não é um lugar na fila, é um projeto especial que está previsto para desfilar no domingo, na segunda e terça a partir das 18h. Ou eles saem no Afródromo ou na vaga”. Por exemplo: se um bloco está programado para sair às 13h e preferir sair no Afródromo, ele se encaixa no projeto e os demais avançam na fila.
Outra novidade desse ano é a ausência de contrafluxo - ou seja, a passagem de blocos no circuito Osmar em sentido inverso, em direção à Carlos Gomes. A exceção fica por conta dos Filhos de Gandhy que, tradicionalmente, saem da Rua Chile e seguem em direção ao Campo Grande.
Costa adiantou que o bloco Vumbora, com Bell Marques, sairá na terça-feira (4), no último horário na Barra, e que a Avenida terá a participação Saulo e Ara Ketu, em trios sem corda.
Comentários