Literatura de cordel é destaque no Centro de Cultura

Bule Bule e Antônio Vieira foram os homenageados da noite no Sarau de Poesia

Valdemiro LopesA literatura de cordel e o repente nordestino deram o tom da sexta noite do projeto de Oficinas Literárias e Sarau de Poesia do Centro de Cultura da Câmara, na segunda-feira, 30 de setembro. Os homenageados da noite foram os cordelistas Bule Bule e Antônio Vieira (homenagem póstuma), autor de sucessos como o cordel ‘Remoçada’.


Bule Bule não pôde comparecer por motivos de saúde e foi representado pela também cordelista, repentista e grande fã Clara Maciel. “Bule Bule é nosso mestre e assim como Antônio Vieira, ele já deixa um legado para nós ainda em vida. Aprendi a fazer cordel com Bule Bule sentada no antigo jardim do Campo Grande. Ele leva essa cultura tão particular do Nordeste para o Brasil e para o mundo. Bule Bule já se apresentou na Alemanha e na França”, conta Clara, que também cuida do acervo do artista.

Clara Maciel parabenizou a iniciativa do vereador Odiosvaldo Vigas (PDT), que é o gestor do Centro de Cultura da Câmara. “A mídia dá foco apenas nos artistas que tem imagem com grande promoção e vira as costas para a cultura popular. Este espaço que o vereador Odiosvaldo abriu para nós é muito importante. Entrei para o mundo da literatura em 2004 e esta é a primeira vez que vejo uma iniciativa como essa. Todos nós, artistas da cultura popular, damos nossos parabéns ao vereador Odiosvaldo”.

Soterópolis
A apresentação de segunda-feira foi gravada pela TVE e deve ir ao ar no programa Soterópolis nos próximos dias 10, às 22h; e 13, às 18h30. Odiosvaldo elogiou a cobertura da TVE. “Muito importante, de muito valor mesmo a presença da TVE aqui para mostrar o belo trabalho desses artistas que são daqui da nossa terra e que têm tanto potencial para mostrar”.

Coordenador do projeto Sarau de Poesia, o poeta baiano Edgar Velame, sugeriu que a ação da Câmara de Salvador seja estendida a outros municípios de “grande potencial” cultural por todo o estado. “Essa proposta do vereador Odiosvaldo Vigas tem que ser seguida por todas as Câmaras Municipais da Bahia. Nós, poetas, temos que empunhar essa bandeira e precisamos da ajuda do Poder Legislativo de cada município. Toda a Bahia tem artistas bons que não têm oportunidade de mostrar seu trabalho”, disse Velame.

O vereador Odiosvaldo prometeu levar samba de roda na próxima edição do Sarau, que acontecerá no dia 14 de outubro. O Sarau de Poesia da Câmara ocorre desde o mês de julho, sempre na primeira e na terceira segunda-feira de cada mês e tem como tema central a comemoração do centenário do poeta, diplomata, jornalista, dramaturgo, cantor e compositor Vinícius de Moraes. Nomes como Jorge Amado, Fernando Pessoa e Dorival Caymmi já foram homenageados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: homens tentam estuprar mulher que dança em palco de baile funk

Vídeo de jovem que teve calcinha arrancada em baile funk volta a circular

Repórter “tem branco” durante o “Jornal Hoje” e esquece o texto; confira o vídeo