Dia Mundial do Coração: você cuida do seu?
Foto: Reprodução/Blog Mundo Verde |
Neste domingo (29) é celebrado o Dia Mundial do Coração, fundamental por ressaltar a importância da prevenção e do combate como armas para manter a saúde do órgão. As doenças cardiovasculares foram responsáveis por 17 milhões de mortes no mundo, somente em 2011, de acordo com estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS). A pesquisa revela ainda que este grupo de enfermidades é a primeira causa de morte no âmbito mundial. No Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem vítimas de doenças ligadas ao coração.
O cardiologista Maurício Nunes, em entrevista à Rádio Metrópole, disse que está havendo uma interação entre a endocrinologia e a cardiologia por conta do aumento nos casos em que doenças cardiovasculares estão diretamente ligadas à diabete. "As drogas para a diabete estão crescendo cada vez mais e o casamento entre a diabete e o coração não é um casamento bom", afirma.
Ele afirma ainda que a tendência das doenças cardiovasculares é aumentar nos próximos cinco anos, mas que os profissionais pretendem controlar a enfermidade com cada vez mais propriedade. "Nós vamos evitar que o paciente se canse por falência no músculo do coração que é o que mata", garante.
Para conservar a saúde do coração e mantê-lo longe dos problemas cardiovasculares, a dica é levar uma vida saudável, com práticas diárias de exercícios físicos e boa alimentação, além de visitas regulares ao cardiologista.
Seguem mais algumas dicas:
- Tenha uma alimentação saudável, abuse de frutas, legumes e vegetais.
- Pratique ao menos 30 minutos de atividade física ao dia, todos os dias da semana.
- Fique longe do cigarro; o risco para doenças cardíacas diminui pela metade em um ano.
- Mantenha seu peso saudável; a obesidade é fator de risco para derrame cerebral e infarto do miocárdio, além de colaborar para o aumento da pressão arterial.
- Consulte seu cardiologista e faça exames regularmente.
- Cuidado com a ingestão de álcool. O excesso pode causar aumento de peso e da pressão arterial.
- Reserve um tempo para experimentar pequenos prazeres. Programe passeios e atividades de acordo com o seu gosto.
- Trabalhe a sua paciência interna, procure evitar conflitos, estresses e seja leve.
Comentários