Botão ‘Iniciar’ voltará ao Windows na atualização 8.1, que estará disponível até o fim do ano
Mas não será o velho “Iniciar” que os usuários conhecem: em vez de exibir uma janela pop-up com a lista de programas, ele servirá apenas de atalho para a tela Iniciar, espécie de hub de aplicativos que é a alma do software Divulgação |
Confirmando os rumores, a Microsoft anunciou nesta quinta-feira que o botão “Iniciar” retornará ao sistema operacional Windows, em atualização gratuita para todos os consumidores que estará disponível ainda este ano. A ausência do botão no Windows 8, lançado no fim do ano passado, não agradou aos usuários e é tida como um dos motivos para as fracas vendas do software.
O Windows 8.1 — antes chamado Windows Blue — terá um botão no canto inferior esquerdo da tela, como o “Iniciar” das versões anteriores do sistema. Mas não será o velho “Iniciar” que os usuários conhecem: em vez de exibir uma janela pop-up com a lista de programas, ele servirá apenas de atalho para a tela Iniciar, espécie de hub de aplicativos que é a alma do software.
Mas o Windows 8.1 também permitirá que o usuário estabeleça como padrão, em vez dos retângulos dinâmicos da tela Iniciar, uma tela que exibe todos os Apps — o que deve agradar aos saudosos do botão “Iniciar” tradicional.
Além disso, a atualização trará retângulos dinâmicos maiores e menores que os atuais, dando flexibilidade ao usuário para organizar seus apps e arquivos.
O Windows 8.1 também incluirá uma versão melhorada da função de busca. O botão Pesquisar mais poderoso permitirá buscas na Web por meio do Bing e exibirá resultados agregados que inclui documentos, aplicativos e itens do SkyDrive, central de arquivos na nuvem da Microsoft.
Outra mudança ocorrerá na função Snap. Atualmente o usuário consegue visualizar apenas dois aplicativos ao mesmo tempo, sendo que um deles ocupa três quartos da página. No Windows 8.1, não haverá limite de aplicativos visualizados simultaneamente, e o usuário poderá repartir o espaço entre eles como achar melhor.
A Microsoft não informou quando a atualização estará disponível, mas adiantou que vai liberar uma versão de teste do Windows 8.1 em 26 de junho.
O Windows 8 foi desenvolvido para atender tanto a computadores tradicionais quanto tablets com tela sensível ao toque. Mas muitos usuários de desktop e laptop reclamaram que o novo design de retângulos dinâmicos, no lugar dos ícones, é confuso e favorece apenas o acesso por tablet.
Embora a Microsoft tenha dito que já vendeu 100 milhões de licenças do Windows 8 desde outubro, número equivalente ao do Windows 7, o mercado financeiro teme que a companhia não consiga lidar com a deterioração do mercado de PCs, cujas vendas devem cair quase 8% este ano.
Comentários