Baianos formatam máquinas após falha no Windows e falam de perdas


Em uma escola na capital, computadores e um notebook foram formatados.
'O técnico atendeu pelo menos oito hoje, sorria à toa', disse um empresário.

Windows diz estar danificado e exige reparo, que não funciona.  (Foto: Luciana Leme/Arquivo pessoal)A falha na atualização do Windows, que fez com que parte dos usuários brasileiros do sistema operacional tivesse problemas na inicialização, causou problemas também a usuários e empresas de Salvador.

"Eu perdi tudo do meu computador que uso para trabalhar e o prejuízo eu nem tenho como calcular. O técnico que consertou o meu computador disse que tinha formatado outras sete em poucas horas, estava rindo à toa com cada reparo a R$ 50", disse o empresário Jânio Carvalho nesta quinta-feira (11).

O problema, identificado desde a terça-feira (9), está relacionado com a atualização relatada pela Microsoft como "KB2823324", parte do boletim de segurança "MS13-036". O update iria corrigir uma falha de segurança no código responsável pelo sistema de arquivos. Nem todos os usuários estão enfrentando o problema, que em sua maioria atinge os sistemas operacionais de 32 bits que estavam com a opção de atualização automática ativa.

A Microsoft divulgou uma solução para recuperar o sistema operacional sem a necessidade de formatação (confira aqui o passo a passo para recuperar o Windows). A solução, todavia, não chegou em tempo de salvar os arquivos de uma escola do bairro da Pituba. "O técnico fez o procedimento de formatar e nós perdemos a maioria dos arquivos das máquinas", disse uma das funcionária da escola, Elen Santos. A mesma sensação foi relatada pela secretária Luciana Neves. "A gente não sabia disso de reparar, eu fiquei mandando reparar como o sistema pedia, e nada resolvia. Aí o técnico formatou e agora é lidar com as perdas", conta.

Especialista
O especialista em sistemas operacionais Rogério Mendes, sócio de uma rede de franquias para reparos de computador, explicou que em quatro estados onde atua, pelo menos 900 máquinas foram reparadas em dois dias.

Segundo ele, a atualização automática, ponto de partida do problema, é um fator positivo, mas que a falha registrada tem que ser observada. "Tem de ser vista como algo pontual. Agora, se você é uma pessoa organizada, é possível desabilitar as atualizações automáticas e, a cada 15, 20 dias, pedir manualmente para o sistema ser atualizado e evitar os riscos de cair em uma falha dessas", explica.

No entanto, Mendes salienta que "quem achar que pode esquecer das atualizações, é melhor manter o serviço de atualização automática e correr menos risco de deixar o computador vulnerável". "O que eu acho é que a empresa deveria acionar os usuários que foram prejudicados de fato e propor uma forma de reparo. Isso seria o sensato a parir do momento que você confia em um produto, na minha opinião", opinou o empresário Jânio Carvalho.

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