Consumo nas favelas movimenta R$ 13 bi por ano, diz pesquisa
O consumo nas comunidades cariocas movimenta R$ 13 bilhões por ano, segundo pesquisa realizada pelo Data Popular sobre o crescimento da classe C nas favelas da cidade divulgada nesta quarta-feira (20).
Em 2001, a classe D representava 48% da população das favelas do Rio. Em 2011, a participação deste grupo caiu quase dois terços, para 20%.
No mesmo período, a classe C mais que triplicou, saltando de 20% para 66% dos moradores.
O Data Popular entrevistou 500 homens e mulheres entre 15 e 25 anos em cinco favelas cariocas: Complexo do Alemão, Rocinha, Chatuba, Salgueiro e Cidade de Deus.
O levantamento ajuda a entender um pouco mais sobre os hábitos de consumo da população das favelas, segundo o instituto.
DE MARCA
A marca de um cerveja, por exemplo, é citada com a razão que leva 51% dos consumidores à sua decisão de compra. A qualidade é citada como a segunda razão (35% dos entrevistados) e o preço, a terceira (15%).
A referência de uma marca também é a principal razão para a compra de outros produtos como tênis, refrigerantes e roupas.
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