Apple considera MacBooks com baterias de célula de combustível


Os notebooks da Apple oferecem, relativamente aos concorrentes, tempos de duração de bateria bastante interessantes. Mas a empresa de Cupertino parece não estar satisfeita e já estuda criar baterias que usem células de combustível para uma próxima geração deMacBooks.
Por conta da alta eficiência das células, um computador alimentado por elas teria a capacidade de funcionar por dias ou semanas sem a necessidade de que o fluído reagente de hidrogênio fosse recarregado. Além disso, as células seriam muito compactas, deixando os equipamentos consideravelmente mais leves e com mais espaço. Até hoje, o principal problema das células é justamente o hidrogênio, que além de caro, causa impacto ambiental quando obtido a partir do metano.
Estas células funcionam com dois agentes eletroquímicos que, quando reagem, liberam energia elétrica, que pode ser aproveitada para mover um carro ou ligar um computador. Os agentes são o redutor e o comburente e embora diversas substâncias possam ser utilizadas, as mais comuns e evoluídas tecnologicamente são o hidrogênio e o oxigênio.
Células de combustível são uma das muitas vertentes de pesquisa para substituição de combustíveis fósseis, sobretudo nos meios de transporte. Mas como o princípio da célula é gerar energia elétrica, ela pode ser adaptada a basicamente qualquer equipamento. Seu grande ponto negativo está nos custos e na tecnologia necessária para sua fabricação.
Vale lembrar que o hardware e o software evoluem e o consumo de energia tende a aumentar com o tempo, já a evolução das baterias ocorre em um ritmo muito mais lento. Neste sentido, a busca por substitutos para as baterias de íon-lítio faz todo o sentido.
Via Ubergizmo

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo: homens tentam estuprar mulher que dança em palco de baile funk

Vídeo de jovem que teve calcinha arrancada em baile funk volta a circular

Repórter “tem branco” durante o “Jornal Hoje” e esquece o texto; confira o vídeo