Bispo Gê alerta aos baianos para cuidados básicos na semana do carnaval
Segundo informações veiculas na tarde desta sexta feira (12/02) pelo jornal eletrônico “A Tarde On Line”, dois adolescentes moradores do bairro Acupe de Brotas, Salvador (BA), um rapaz de 15 anos e sua namorada de 14 anos, permanecem internados na UTI do Hospital Couto Maia com o diagnóstico de meningite meningocócica.
A Secretaria de Saúde do Estado baiano informou que somente em 2009 ocorreram aproximadamente 2.342 casos e 70 óbitos por complicações de meningite meningocócia. Em entrevista concedida ao jornal “A Tarde” a coordenadora médica de urgência e emergência da Secretaria Municipal da Saúde, Nair Amaral, foi explícita em afirmar que o diagnóstico de dois casos de contágio em plena semana de carnaval é o sinal amarelo que já estava aceso há um bom tempo.
Na Câmara Federal, Bispo Gê tem lutado pela adoção de políticas públicas de prevenção a contágios de doenças infectocontagiosas, “temos que chamar a atenção da população para a adoção de procedimentos simples e de baixo custa para a proteção da saude da comunidade. Medidas de higiene pessoal, como a lavagem regular das mãos, que se mostrou tão valiosa durante a recente pandemia da gripe A – H1N1. No caso da meningite, o cuidado com secreções ao tossir, espirrar ou limitar contatos próximos, é essencial para reduzir a transmissão” afirmou o deputado.
Desta maneira, preconiza-se o cuidado rigoroso com os que têm contato com os doentes, principalmente os que habitam a mesma casa, dividem o mesmo quarto, frequentam a mesma sala de aula ou creche, os que tenham tido contato com a saliva do doente, compartilhado bebidas ou alimentos e trocado beijos.
“É o valor das pequenas ações de promoção da saúde, tão simples e importantes para reduzir o contágio, que não posso deixar de estimular a adoção de hábitos saudáveis. Desta forma, estou certo de que estarei cumprindo o meu papel de defender meus concidadãos soteropolitanos que tão graciosamente me acolheram nesta nova fase da minha vida”, completou Bispo Gê.
Daniela Almeida
Assessoria de imprensa
Comentários