PT recebe multa recorde de R$ 4,9 milhões por irregularidades na campanha de Dilma Rousseff

O Partido dos Trabalhadores (PT) foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a pagar uma multa de R$ 4,9 milhões, devido a irregularidades de valores usados na campanha presidencial de 2010, que levou Dilma Rousseff ao seu primeiro mandato no Palácio do Planalto.

De acordo com informações do jornal O Globo, as irregularidades foram descobertas durante o processo do mensalão, e para encobrir o dinheiro de propina, o PT teria simulado um empréstimo de R$ 2,6 milhões junto ao Banco Rural.

Com a descoberta e comprovação da fraude, o TSE determinou que o PT fique sem receber, durante três meses, verbas oriundas do Fundo Partidário, além do pagamento da multa recorde.

Além das contas do PT, o TSE reprovou total ou parcialmente as contas de outros oito partidos no exercício de 2009. O PV, que à época abrigava Marina Silva, terá que devolver R$ 1,3 milhão; o PPS, R$ 1 milhão; o PSOL, R$ 400 mil; o PSDB, R$ 225 mil; o PT do B, R$ 188 mil; o PCB, R$ 161 mil; o PSB, R$ 135 mil; e o PRTB, R$ 46 mil, de acordo com informações do Jornal Nacional.

O PT e o PSDB afirmaram que vão recorrer das multas aplicadas pelo TSE na última quinta-feira, 30 de abril.

Uma reportagem recente do jornal O Globo mostrou que o andamento das prestações de contas dos dez maiores partidos políticos desde 2004 no TSE andam a passos lentos. Das 89 prestações entregues até 2014, 60% não foram julgadas.

No caso de 13 prestações de contas de diferentes partidos, em anos variados, as irregularidades encontradas não poderão ser punidas, pois o TSE decidiu em 2014 que as contas não julgadas em até cinco anos deverão ser arquivadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de jovem que teve calcinha arrancada em baile funk volta a circular

Repórter “tem branco” durante o “Jornal Hoje” e esquece o texto; confira o vídeo

Casal de brasileiros ganha quase meio milhão com a venda de coxinhas em NY