Avatar, tecnologia que emociona

Eu sinceramente não esperava nada do "Avatar" (ao contrário de alguns colegas de faculdade) procurava até não pensar muito sobre o filme, porque minhas atenções estavam voltadas para "Alice no País das Maravilhas" do diretor Tim Burton ("A Fantástica Fábrica de Chocolate" e "Sweeney Todd"), estava muito ansiosa para ver esses filmes.

Para aliviar a minha espera resolvi ver "Avatar" e em 3D, lógico, porque é a nova sensação do cinema e fiquei impressionada.
Já havia visto vários filmes em 3D anos atrás e lembro que ficava meio enjoada porque os óculos não eram muito bons. Recentemente, voltou a ser "moda" e fiquei torcendo para que essa tecnologia tivesse mudado para que o uso não fosse tão desagradável.

Ao assistor o filme Avatar percebi o quanto mudou. No momento dos trailers de outros desenhos, como por exemplo os Toy Story 1 e 2 que serão relançados no mesmo formato e o trailer de "Alice no País das Maravilhas" em terceira dimensão constatei a mudança e foi emocionante.

Quando o filme, "Avatar" finalmente começou foi como se eu tivesse entrado num Paraíso na Terra, pra mim Cinema e Tecnologia tem tudo a ver. O diretor, James Cameron, teve um orçamento gigantesco de 400 milhões de dólares e isso tudo foi dividido entre produção, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia e marketing num período de 10 anos. Eu vi numa entrevista que ele já estava planejando fazer esse filme antes de "Titanic".

Muitos críticos disseram que o roteiro do filme não é lá muito bom, porque os personagens são muito arquétipos (mocinha, mocinho, vilão, etc) e que certas situações da trama são dispensáveis, mas eu discordo mais da segunda crítica do que da primeira porque é um filme totalmente visual, para você apreciar aquele ecossistema, para refletir a respeito daquele povo que está bem amargurado e irado com a ganância e sede de poder do "povo do céu" por eles não respeitarem as crenças e tradições, como aconteceram e acontecem com as civilizações indígenas do nosso mundo. É um filme politicamente correto, fala de ecologia, concientizando as pessoas a buscarem novos valores que transformem nosso planeta em um espaço de convivência muito melhor do que este que temos.


Roberta Trevisan

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vídeo de jovem que teve calcinha arrancada em baile funk volta a circular

Repórter “tem branco” durante o “Jornal Hoje” e esquece o texto; confira o vídeo

Casal de brasileiros ganha quase meio milhão com a venda de coxinhas em NY